Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Imagem
A MD Networking Publications nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a MD Networking Publications ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o iní

Ora, aqui é Portugal!



Marisa Fonseca Diniz


Portugal ou República de Portugal é um país localizado a sudoeste da Europa, que faz fronteira ao norte e leste com a Espanha, e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. O país possui 92.212 km² , população superior a 10.655.118 em 2017, a capital é Lisboa, e o idioma oficial é o português.

A história de Portugal atualmente é bem diferente do enorme império que possuía nos séculos XVI a XVIII. O Império Colonial Português foi considerado o mais antigo dos impérios coloniais europeus, pois abrangeu mais de seis séculos de existência desde a conquista de Ceuta no ano de 1415 até a devolução de Macau à China encerrando assim a colonização portuguesa em 1999. As conquistas do Império Português espalharam-se ao longo de um vasto número de territórios, sendo atualmente 53 países diferentes localizados na Ásia, África e América. Os arquipélagos da Madeira e dos Açores são considerados parte do território português.

Portugal é um país de oportunidades aos jovens imigrantes de países que falam o mesmo idioma, pois segundo dados das pesquisas realizadas, se as fronteiras fossem fechadas aos novos imigrantes a população encolheria dos 10,4 milhões para 7,8 milhões de habitantes até 2060. A estimativa da população residente no país no último censo realizado em 2011 verificou que a partir do final dos anos 80 houve um decréscimo da população principalmente dos jovens tendo perdido mais de 30.000 habitantes.

O decréscimo da população portuguesa é devido a diminuição das taxas de natalidade por longos períodos, além do impacto da crise econômica que provocou a saída de vários jovens do país rumo ao estrangeiro. Mediante estes problemas, o governo português se viu obrigado a criar incentivos aos estrangeiros, principalmente aos brasileiros que quiserem se instalar no país, tais como:

Conceder o Golden Visa, visto de moradia, para quem comprar imóvel acima de 500 mil euros;

Conceder visto de permanência para quem fizer investimentos de 350 mil euros em empresas portuguesas.

Segundo dados do Serviço de estrangeiros e Fronteiras – SEF de Portugal só no ano de 2014 foram concedidos mais de 6.000 vistos a brasileiros interessados em residir no país totalizando mais de 87.000 vistos, o que representa 22,1% do total de estrangeiros que vivem no país. Atualmente, o Brasil está vivendo momentos difíceis tanto na economia como na política, onde o número de desempregados supera os 13% da população total do país, sendo o grande atrativo aos brasileiros em Portugal as ofertas de empregos nas empresas portuguesas, que buscam profissionais qualificados e que falem o português do Brasil.  

O perfil do público que busca viver legalmente em Portugal é formado por estudantes que buscam um estudo melhor e participam de programas de especialização e doutorado, além de funcionários públicos, aposentados, descendentes de portugueses e pequenos empresários que buscam qualidade de vida, e neste quesito Portugal sem dúvida nenhuma é um dos melhores locais para morar no mundo, pois o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH é típico de um país desenvolvido, e encontra-se na 19ª posição em questões de qualidade de vida tendo um dos melhores sistemas de saúde do planeta, além de ser uma das nações mais globalizadas e pacíficas no mundo.

Portugal é um país de paisagem montanhosa no interior com planaltos, planícies e serras. O território é dividido no continente pelo rio Tejo que nasce na vizinha Espanha, porém não menos importante há diversos outros rios como o Douro, o Minho, o Guadiana, o Vouga, o Sado, o Zêzere e o Mondego, estes últimos nascem na Serra da Estrela, a montanha mais alta do país com 1993 m.



Serra da Estrela também é conhecida mundialmente pela produção de queijos de leite de ovelha vulgarmente conhecido como Queijo da Serra, que é um queijo curado com pasta semi mole amanteigada de cor branca ou amarelada. No ano de 1996 a União Européia atribuiu ao queijo uma Denominação de Origem Protegida, mais conhecida como DOP.

Portugal também possui duas regiões autônomas, sendo o arquipélago dos Açores e a Ilha da Madeira, ambas no Oceano Atlântico. O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas divididas em três grupos, a saber:



Grupo Ocidental: Corvo e Flores;

Grupo Central: Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira;

Grupo Oriental: Santa Maria e São Miguel.

O arquipélago da Madeira está situado no interior da placa Africana no Oceano Atlântico, tendo a Ilha da Madeira a principal. A ilha é de origem vulcânica e possui 742,4 km2  de extensão. O clima é subtropical e a economia da ilha é voltada para o turismo. O arquipélago da Madeira é composto pelas seguintes ilhas:


Porto Santo;

Ilhas Desertas;

Ilhas Selvagens.

Portugal possui 1230 km de costa continental, sendo 667 km nos Açores e 250 km na Ilha da Madeira de praias com uma beleza descomunal com falésias e areais, a Ilha do Porto Santo, por exemplo, possui dunas formadas de origem orgânica com 9 km de extensão. As principais praias de Portugal são as seguintes:

Albufeira


Cidade litorânea da região do Algarve ao sul de Portugal era uma antiga vila de pescadores cercada por prédios residenciais coloridos com calçadão à beira-mar e destino de férias de turistas do mundo todo.

Moledo – Caminha


É uma pequena aldeia localizada ao norte do país, sendo muito conhecida pela água rica em iodo, o que é excelente as pessoas com tiróide. No verão, Moledo é muito freqüentada por turistas do mundo todo que aproveitam o local para prática de esportes como windsurf e kitsurf.

Apúlia – Esposende


A praia de Apúlia é extensa com zonas de areal e rochas.

Osso da Baleia – Pombal


A Praia do Osso da Baleia é larga e com um vasto areal que se estende em frente à Mata Nacional do Urso. A praia é sossegada e escondida por dunas, que separa a estrada, e excelente às pessoas que buscam qualidade ambiental.

Além das praias, Portugal é um país que possui diversos pontos turísticos para serem visitados, tais como:

Rio Douro


O rio Douro nasce na Espanha na província de Sória junto aos picos da Serra de Urbião a 2080 metros de altitude tendo sua foz na costa atlântica na cidade do Porto. A bacia hidrográfica do Douro tem uma superfície de mais de 18.00 km2 em território português, o seu curso tem 897 km de comprimento e é considerado o terceiro rio mais extenso da península Ibérica.

Torre de Belém


Localizada em Lisboa, a margem direita do rio Tejo é o maior símbolo arquitetônico de Portugal. Durante cinco séculos de história foi forte, alfândega, farol e prisão, erguida em uma ilha no estuário do Tejo serviu como baluarte defensivo do porto em épocas muito antigas.

Bairro Alto


Antigo bairro do centro de Lisboa com ruas estreitas e empedradas, casas seculares, comércio tradicional, restaurantes e vida noturna.

Oceanário de Lisboa

Construído para a Expo 98 está localizado no Parque das nações em Lisboa, o oceanário é um aquário público e uma instituição de pesquisa sobre biologia marinha e oceanografia possui uma extensa coleção de espécies, tais como mamíferos, peixes, aves e diversos outros habitantes marinhos.

Ponte Dom Luís


Em estrutura metálica com dois tabuleiros, a Ponte Dom Luís foi construída entre os anos de 1881 e 1888 ligando a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia separadas pelo rio Douro.

As principais cidades do país são Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Évora, Faro e Aveiro. Portugal é um país de arquitetura, cultura e farta gastronomia, nas suas próximas férias não se esqueça de incluir os principais pontos turísticos do país no roteiro, além dos citados acima há muitos outros interessantes.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os maiores açudes do Brasil

Cidades de Papel

Incentivando a leitura infantil

Falando de Esperança

Ih...Sumiu!

Viajando para Christchurch

Autoajuda literária

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

Diferenças entre escritor, autor e ghostwriter

Chuta que é macumba