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Viajando pela U.S. Route 66 - Texas/New Mexico/Arizona/Califórnia


Marisa Fonseca Diniz


Seguindo a nossa viagem pela histórica US Route 66 entramos no estado do Texas, e nossa primeira parada será na cidade de Shamrock, uma cidade localizada no Condado de Wheeler. A cidade é conhecida pela Conoco Tower Station e U-Drop Inn Café classificados no National Register of Historic Places. O U-Drop Inn foi construído no ano de 1936 ao longo da histórica Route 66, inspirado pela unha presa ao solo, o prédio foi projetado por JC Berry.


 A construção é em estilo art deco com duas torres alargadas com detalhes geométricos, paredes de cerâmica, colunas curvilíneas, e lâmpadas de néon. O prédio possui dois negócios separados, sendo um deles a Conoco Tower Station, um posto de gasolina e o U-Drop Inn um café.


Ainda na cidade de Shamrock vamos visitar alguns outros locais históricos e interessantes ao longo da histórica Route 66 começando pela saída 164 da I-40 em direção a oeste da East 12th Street ao lado sul da Route 66 há um motel dos anos 1950, o Sun’n Sand Motel. No ano de 1953, a Sun’n Sand já possuía 28 unidades incluindo o Maverick Restaurant, nos dias de hoje ainda há uma unidade em funcionamento e chama-se Route 66 Inn.


O Shamrock Ranger Motel na 711 E 12 Street é outra construção que ainda está ativa, porém com outro nome o Shamrock Country Inn, apesar de perder o glamour das suas luzes de neon e a piscina que ficava localizada no pátio, ele mantém seu layout em forma de U.


Na 720 E 12 Street em Sharmrock há outro prédio em art deco o Whiting Bros. Gas Station, um posto de gasolina datado de 1938, os irmãos Whiting chegaram a ter mais de 100 postos de gasolina abertos, porém atualmente o único posto de serviços que continua aberto está localizado na Route 66 no estado do Novo México.


Na 200 E, 12 Street, ainda na cidade de Sharmrock é possível visitar a Big Vern’s Steakhouse com sua gigante bota de vaqueiro vermelha, e seu delicioso pão de cerveja.


O Magnolia Gas Station localizado na 204 N Madden Street na cidade Sharmrock é outro estabelecimento que vale a pena visitar, o posto de gasolina foi totalmente restaurado e o estilo é vintage. A Magnolia Petroleum Company foi criada no ano de 1911, em 1925 foi comprada pela Standard Oil Co. e no ano 1959 pela Mobil.



Saindo de Sharmrock pela Route 66 siga em direção à cidade de McLean, apesar de parecer praticamente abandonada há algumas atrações que devem ser conhecidas que marcam o vilarejo e a Route 66.

Na esquina da Main e 1st Street siga em direção a oeste, vire à esquerda quando chegar na TX-273, cruze em direção ao sul da I-40 e siga a oeste ao longo da estrada frontage sul. Na Country Road 26 siga pela direita e em seguida entre á esquerda em direção a oeste pela South Service Rod. da I-40. Na saída 135 volte pela TX-271 em direção à cidade de Alanreed, onde poderá conhecer a igreja mais antiga na Route 66.


Após a saída desta pequena cidade siga em direção a Conway, onde terá algumas atrações turísticas inusitadas como a Buggy Ranch, I-40 saída 96. Os Crurchfields operavam um posto de serviços e uma loja de lembranças no lado sul da I-40 com o cruzamento da TX-207 em Conway, porém os negócios foram a falência quando foi aberta uma parada exclusiva para caminhões a Love’s Travel Stop do outro lado da I-40 fazendo com que os clientes mudassem para o concorrente. Dessa maneira não sobrou outra alternativa aos Crutchfields do que criar o Ranch Cadillac a oeste da cidade de Amarillo, que são cinco Volkswagen Beetles (fuscas) com o bico enterrado ao chão, porém com a ação do tempo e as pichações as “obras de arte” tiveram um grande destaque na histórica US Route 66.

Na cidade de Amarillo aproveite e vá ao The Big Texan Steak Ranch, na 7701 I-40, que é um motel, mas possui um restaurante acoplado que foi aberto em 1960 no alinhamento histórico da US Route 66. Em 1970 a steakhouse mudou-se para a localização atual, em 1976 um incêndio consumiu o local sendo reconstruído em 1977.


O local é inusitado, pois há uma estátua grande de uma vaca na frente do estabelecimento, o cardápio é farto, e se a fome for muita não hesite em pedir um Texas King, o preço é bom, a comida é saborosa, o ambiente descontraído e é o local preferido dos viajantes.


Foi registrado no National Register of Historic Places no ano de 2007 os 11 km entre o Texas Farm e o Market Road 2161 em Conway TX-207 ao leste e a saída da I-40. Este trecho da US Route 66 é protegido e preservado, sendo um dos caminhos mais longos da rodovia. Esta parte da rodovia faz com que voltemos no tempo, pois a paisagem é cheia de moinhos de vento que bombeiam água fresca para o gado, vê–se fazendas e pastagens ao longo da rodovia, o que nos remete aos anos 30, 40, 50 e 60.

Quem passar pela cidade de Amarillo e for amante da natureza poderá dar uma paradinha para visitar o Palo Duro Canyon State Park , uma área de aproximadamente 110 km2  que protege o segundo maior canyon dos Estados Unidos, o primeiro é o Grand Canyon, com 193.121 metros de comprimento entre 183 e 244 metros de profundidade que se formou ao longos de milhões de anos.


O canyon é derivado de duras árvores de zimbro das montanhas rochosas que ficam ao redor. No centro os visitantes podem comprar livros, cerâmicas, joias e lembrancinhas, além do que é possível fazer um passeio de cavalo pelo parque.

O centro histórico de Amarillo é outro local que deve ser visitado, pois ele está listado no National Register of Historic Places, e ao longo da 6th Street District há treze quarteirões com várias estações vintage de serviço, além de edifícios em diversos estilos arquitetônicos das décadas de 1920 a 1940. 


Saindo de Amarillo pela histórica Route 66, a cidade de Adrian é o Centro Geo-Matemático da Route 66, ou seja, é o ponto intermediário, o meio do caminho da Route 66. Neste ponto há um café com restaurante, loja de lembrancinhas e antiguidades.


Ao longo da histórica Route 66 saímos do estado do Texas em direção ao Novo México, onde a Route 66 atravessa as Montanhas Rochosas e as Montanhas Sangue de Cristo a leste de Santa Fé, as Montanhas Sandia a leste de Albuquerque e as Montanhas Zuni a oeste de Albuquerque. O Rio Grande atravessa Albuquerque, e a área a leste é um planalto que vai na direção ao Texas Panhandle. As temperaturas no verão são moderadas pela altitude com uma média de 26ºC, mas em outras localizações que podem ultrapassar os 38ºC.


O estado é árido, semiárido e muito seco, neva ao longo do estado no inverno especialmente nas montanhas mais altas ao norte em Albuquerque. A cidade de Albuquerque é a maior do estado, Santa Fé a quarta maior cidade e cerca de 500 mil pessoas vivem ao longo da Route 66.

O estado do Novo México possui algumas curiosidades, possui mais de 134 mil nativos americanos e é um importante centro de cultura indígena, onde os principais grupos são Navajo, Apache e Pueblo. Metade da população do estado tem origem hispânica, tanto os colonos originais espanhóis quanto a imigração mexicana posterior.


Durante a viagem pela histórica Route 66 é possível encontrar artesanato tanto dos nativos americanos como dos hispânicos. Na cidade de Albuquerque é possível visitar um dos edifícios mais antigos, a Igreja de San Felipe de Neri datada de 1793 em substituição a igreja original de 1706, que foi concluída em 1719, cujo nome original era São Francisco Xavier, renomeada pelo Rei Felipe da Espanha posteriormente.


Em 1792, a igreja entrou em colapso devido as fortes chuvas dando origem a atual igreja. As torres foram erguidas em 1861, a escola e o convento foram adicionados entre 1878 e 1881.


Na 423 Central Avenue, em Albuquerque encontra-se o Teatro Kimo, um local histórico em estilo Pueblo e Art Déco construído em 1927. O prédio possui três andares e sua estrutura é de aço com paredes de tijolos decorados com azulejos ornamentais. A entrada e a marquise foram remodeladas na década de 1950.
Nob Hill é um distrito do Novo México, onde localiza-se a Universidade do Novo México e abrange quinze quarteirões ao longo da Route 66, ideal para comer e fazer compras.
Na Central Avenue em Albuquerque, o edifício em Art Moderne construído em 1939, Jones Motor Company & Texaco serviu como posto de abastecimento e concessionária de automóveis na histórica Route 66.

O edifício tinha uma torre majestosa e o posto de gasolina era considerado o mais moderno do Ocidente. Atualmente, o edifício foi restaurado e se tornou o Kelly’s Brew Pub.

Quando passamos pela histórica Route 66 percebemos a quantidade de cidades fantasmas existentes ao longo da rodovia, em Novo México não é diferente. A cidade de Mentmore localizada a oeste de Gallup na Route 66 é uma pequena cidade situada no lado sul da antiga Estrada de Ferro Atchison Topeka & Santa Fé, agora NM-118 ao norte da I-40. Ao norte está o Rio Puerco ocidental, Torrivio, trilhas e as antigas minas de carvão.
Na região pode-se encontrar a Mina de Carvão Dilco que foi aberta em 1913 e nomeou o lugar de Dilco, porém alguns anos depois quando o correio chegou a localidade o nome utilizado para designar a região foi Mentmore.

Seguindo pela Route 66 saímos do estado do Novo México em direção ao Arizona mais conhecido como The Grand Canyon State uma região árida com muitos cânions e algumas cordilheiras.


O Grand Canyon é um dos locais mais conhecidos no Arizona, um desfiladeiro de 1,6 km de profundidade esculpido pelo rio Colorado com paredes íngremes e estrados coloridos de rochas, assim como o Monument Valley e a cratera de meteoritos de Barringer muito famosos na região.


Há algumas atrações bem interessantes para serem visitadas ao longo da Route 66, tais como a Querino Canyon Bridge construída em 1929, uma ponte de aproximadamente 24 metros de comprimento e 6 metros de largura feita com um tressle de aço suportado em pilares de aço muito profundos no cânion.


A Route 66 Canyon Diablo Bridge é outro local histórico a ser conhecido. A ponte foi construída por Daniel Luten em 1915, sendo uma ponte feita em arco de concreto armado com calçada em voladouros, o deck foi preenchida com terra. Possui aproximadamente 45 metros de comprimento e 39 metros de extensão. A ponte é uma das onze maiores pontes da Route 66.

A Trails Arch Bridge localizada sobre o rio Colorado foi muito utilizada na década de 1910 utilizando o Needles Ferry, mas uma inundação arrasou a balsa em 1914 de modo que os veículos foram obrigados a atravessar o rio utilizando a Red Rock Bridge da ferrovia, tábuas foram colocadas sobre os trilhos permitindo que os carros cruzassem entre os trens.


A ponte foi construída utilizando o sistema cantilever, onde o arco foi construído em duas metades montadas no chão em cada lado do rio, ambas as seções foram içadas no local e ligadas com uma dobradiça central. Ela mede 243 m de comprimento e sua extensão é de 182 m.

Ao oeste de Kingman e a leste das montanhas encontra-se o Vale de Sacramento e um fluxo intermitente flui ao longo de seu fundo de areia encontrando o rio Colorado na área do pântano de Topock. A estrada de ferro e a I-40 optaram por esta rota mais nivelada para chegar à Califórnia, enquanto isso a Route 66 preferiu o curso que segue através das Montanhas Negras.


As Montanhas Negras são uma cordilheira que se formou a cerca de 20 milhões de anos atrás mais ou menos, quando a lava fluía densamente sobre a base de granito precambriano. No caminho da Route 66 é possível encontrar algumas cabines e postos de gasolina.


Na cidade de Flagstaff visite o Observatório Lowell, o Museu do Norte do Arizona, o museu foi fundado em 1928 e possui 200 hectares de terra ao redor, que inclui um campus, laboratórios e uma coleção de cinco milhões de artefatos dos nativos americanos, além de espécimes e peças de arte, e a casa mais antiga da cidade encontra-se no mesmo local.

Na cidade de Williams ao longo do Distrito Comercial e na rota urbana da US Route 66 há diversos motéis, além da estação ferroviária que ainda mantêm em acervo suas máquinas a vapor, o interessante é que os trens vão até o Grand Canyon.

Saindo do estado do Arizona vamos a última parte da viagem, o estado da Califórnia conhecido como The Golden State, cuja a capital é a cidade de Sacramento. A Route 66 percorre no estado da Califórnia em 536 km de extensão.

Curiosamente a Califórnia é o estado mais populoso dos Estados Unidos, dois terços do estado são cortados pelo Vale Central da Califórnia paralelamente à costa do Pacífico ligada a oeste pelas montanhas costeiras e a leste de norte a sul pela Cordilheira Cascade, a Serra Nevada e as Montanhas Tehachapi.


A Califórnia tem risco relativamente alto de terremoto devido a falha de San Andreas, que passa ao lado do alinhamento da Route 66 entre San Bernardino e Victorville.

No caminho da Route 66 encontra-se o Museu histórico da rede McDonald’s, o primeiro restaurante aberto pelos irmãos McDonald, onde descobriram a fórmula que levou a rede de hambúrgueres a conquistar o mundo todo.


O primeiro restaurante foi aberto em San Bernardino, McDonald’s Barbecue Restaurant, no ano de 1940, mas foi em 1948 que eles criaram a fórmula de um restaurante simples, eficiente e rápido. Atualmente, o local é um museu e pertence ao fundador Juan Pollo.

Quando se sentir cansado da viagem dê uma parada e aproveite para conhecer os diversos motéis da Route 66, o antigo Desert Inn, agora Rodeway Inn foi aberto na década de 1960 ou o Astro Motel aberto em 1964 ou se preferir pode ir ao Travelodge Motel, não importa, pois não faltam boas opções.


A Route 66 passa por diversos locais antes de chegar ao destino final na cidade de Santa Mônica, vale a pena conhecer alguns destes locais tais como: Needles, Goffs, Amboy, Ludlow, Barstow, Victorville, San Bernardino, Landmarks, Pasadena, Los Angeles e Hollywood.



A Route 66 terminava nos anos de 30 e 40 na Lincoln e Olympic Blvd, mas não vire a esquerda e continue reto em direção ao terminal na Ocean Avenue ao norte do cais de Santa Mônica, onde há uma placa identificando o fim da US Route 66.


Alguns dias fora de casa para conhecer um pouco mais os Estados Unidos e suas históricas rodovias que cortam o país de oeste a leste, o que mais desejamos é voltar para a nossa casa e para chegar na cidade de San Francisco a rota que fizemos foi pegar a I-10 E seguindo pela I-5 N e I-580 W até Fremont St em San Francisco, pegamos a saída 2C via I-80 W. Depois, entramos na Pine St até Leavenworth St chegando assim ao nosso destino final. O tempo de viagem da Ocean Avenue, Santa Monica até Nob Hill, San Francisco foi de aproximadamente 6:30 h com trânsito fluindo bem.


Espero que tenham gostado da viagem e que venham outras novas aventuras pelo mundo a fora em 2018!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



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